O segredo de curtir Porto de Galinhas é não se encastelar no resort, nem fazer da sua estada uma maratona de viagens a praias distantes, reduzindo sua experiência em Porto a um praia-tour de bugue.

Piscinas Naturais, Porto de Galinhas

Na maré baixa, os corais da praia da vila vêm à tona e represam piscinas de água cristalina, num degradê que vai do incolor ao azul-bebê, passando por várias tonalidades de verde-água. Acrescente jangadas de velas coloridas, faça uma foto aérea ou dê um zoom nos turistas em meio aos peixinhos nas piscinas, e você tem os cartões-postais clássicos de Porto de Galinhas.

As piscinas em si são pequenas — ou se tornaram pequenas para as multidões que fazem o passeio a cada maré baixa. Se todos quiserem entrar ao mesmo tempo na única piscina atualmente liberada para banho, vão imprensar os peixinhos… Uma segunda piscininha, fechada ao público, tem o desenho do mapa do Brasil e, clic! clic! clic! clic!, precisa ser vista e fotografada por todo mundo. Mas quer saber? Na minha opinião, o desembarque nas piscinas é a parte menos interessante do passeio. Até porque é ecologicamente incorreto (além de desconfortável) caminhar sobre os corais.

O que continua delicioso no passeio às piscinas é poder deslizar de jangada sobre o mar transparente da Praia da Vila. Da beira-mar até a região das piscinas, a água do mar vai ficando cada vez mais cristalina, sobretudo no contraste com o coral escuro. O passeio não termina nos corais: depois do passeio pelas piscinas mais cobiçadas, o jangadeiro leva a uma outra área rasinha em alto mar, perfeitamente desimpedida, onde dá para mergulhar naquele mar caribenho. Haverá bem menos peixinhos do que na piscina ‘principal’, mas o banho é infinitamente mais gostoso.

Como faço os passeios às piscinas?

As jangadas saem do trecho da praia em frente à Praça das Piscinas Naturais, no centrinho. Você paga pelo passeio no guichê da Associação dos Jangadeiros (R$ 25 por pessoa; outubro/2016) e ganha uma ficha. Desce à praia, acha o coordenador dos passeios — ele encaminha você a uma jangada onde caiba o seu grupo; você entrega a ficha ao jangadeiro. Cada jangada leva até 6 passageiros.

O horário dos passeios muda diariamente, de acordo com o movimento das marés (a cada dia, a maré começa a vazar/encher entre 30 e 45 minutos mais tarde do que na véspera). As jangadas começam a sair 2h antes do nível mínimo da maré. O ideal é sair nesse horário mesmo, para pegar as piscinas menos cheias. Caso você queira entrar na piscina dos peixinhos, vai precisar chegar ao coral cedo; faltando meia hora para o nível mínimo da maré, a piscina é desocupada (pode ser vista e fotografada, mas não dá para entrar).

Como chego na Praia Muro Alto?

Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas

Contida entre um pequeno barranco (o tal muro alto) e um longo arrecife, esta praia é praticamente um piscinão. (Nas marés mais baixas, porém, pode secar demais durante quatro horas a fio.) Serve de praia para o hotel Nannai e alguns flats que estão à beira-mar; e também para o Summerville e outros flats, que estão a 5 e 10 minutos de caminhada. Os hóspedes desses hotéis acessam a praia pela ponta sul, que pode ficar sem areia na maré alta, quando o mar chega ao muro. Quem não está hospedado nesses hotéis chega à praia pela ponta norte, onde a faixa de areia é mais larga e não desaparece na maré alta.

O que preciso saber sobre a Praia da Vila?

A praia do centro não serve só para ir à piscina natural, não: os mesmos corais que formam as piscinas também fazem desta uma das praias mais deliciosas do Brasil. Mas não se prenda ao trecho mais central, bem em frente às piscinas, onde estão enfileirados bares e restaurantes: ali a praia fica muito cheia, e a maré alta come bastante a faixa de areia.

O trecho mais interessante é à esquerda da Praça das Piscinas Naturais, fora da área das jangadas. Ali a praia é uma delícia em qualquer maré, e as barracas, ainda que simples, estão mais higiênicas, desde que suas cozinhas foram tiradas da areia (funcionam todas numa pracinha auxiliar acima da praia).

Como é o mar da Praia de Maracaípe?

3 km ao sul da vila, Maracaípe tem personalidade própria: é a praia dos surfistas e dos espíritos independentes. Os turistas apenas cruzam a beira-mar de bugue, a caminho do Pontal de Maracaípe, onde vão fazer o passeio do manguezal para ver cavalos-marinhos. O mar não é nada amigável para que não surfa; mas para quem curte a atmosfera do surf, vale o passeio. Há bares rústicos na areia no início da praia e, mais adiante, a Vila de Todos os Santos, com bons restaurantes para almoçar.

No Pontal do Maracaípe rola uma prainha na foz do rio, com mesinhas dentro d’água. Vans e ônibus unem Porto e Maraca a todo instante; pegue na entrada da vila (na pista oposta ao posto de gasolina).

Qual é a praia mais perfeita de Porto de Galinhas?

A praia mais perfeitinha de Porto de Galinhas fica em Serrambi: a Enseadinha tem um desenho delicado (o nome já entrega), água azul-clarinha e excelentes condições de banho em qualquer maré (na maré baixa, as piscinas naturais se formam rente à beira). É a praia quase particular de quem está hospedado no Serrambi Resort (e das casas vizinhas), mas o acesso é livre. Não há, contudo, bares de praia; só mesmo ambulantes. Para chegar, é preciso pegar a estrada de Porto de Galinhas a Serrambi e, ao chegar ao centrinho, entrar no condomínio Enseadinha, à esquerda (tem uma guarita, mas dá para passar de carro sem problema). Da vila de Porto à Enseadinha são 14 km.

O que preciso saber sobre o Ponta a Ponta?

O passeio-padrão é o Ponta a Ponta, que passa em todas as praias de Muro Alto ao Pontal de Maracaípe. O passeio pode ser combinado com extras, pagos à parte: o passeio de jangada às piscinas naturais na praia da Vila e o passeio dos cavalos-marinhos no Pontal de Maracaípe.

Pontal de Maracaípe

Os bugueiros oferecem um roteiro mais curto, de Porto de Galinhas ao Pontal do Maracaípe. O bugueiro espera enquanto você faz o passeio dos cavalos marinhos e depois traz você de volta. Custa R$ 120 (janeiro/2017) e precisa ser agendado com hora marcada.

Praia dos Carneiros

Praia de Carneiros, Porto de Galinhas

Carneiros está para Porto de Galinhas assim como a Praia do Espelho está para Porto Seguro — o bate-volta mais desejado do pedaço. É justificado: Carneiros é uma praia diferente, situada na foz do rio Formoso, que tem águas esverdeadas ou azuladas o ano inteiro, ladeado por coqueirais nas duas margens. Apesar de ter vários bares e praia muvucados, a praia também oferece trechos de aparência selvagem. O coqueiral esconde um bibelozinho que só se descobre caminhando: a igrejinha de São Benedito, postada rente à areia, eternamente à espera dos fotógrafos. Curtir Carneiros independe da maré. A maré baixa faz surgir uma piscina nas pedras junto à areia, e também represa piscinas naturais em alto mar, mas a maré alta, além de não oferecer perigo ao banho, deixa a praia mais gostosa de entrar.

Ficou com alguma dúvida ou quer um orçamento ?

WhatsApp : (21) 975142337

E – mail : atendimento@agenciagotrip.com.br

Site:  www.agenciagotrip.com.br/contato



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Go Trip

Precisa de ajuda?